Olá caros colegas!

Sejam bem-vindos ao espaço de socialização de nossas atividades durante o período de nossa formação.
Espero que aqui possamos trocar experiências e saberes no mundo das TIC - Tecnologias de Comunicação e Informação.
Malba Santos
NTE/AL
ntemcz@gmail.com
3315-1429

sexta-feira, 29 de maio de 2009

DIÁRIO DE BORDO-Patricia Gusmão

A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica



(baseado no texto de José Manuel Moran)

O desenvolvimento da auto-estima é um grande tema transversal. É um eixo fundamental da proposta pedagógica de qualquer curso. Apesar de sabermos que é importante, esse é um campo pouco explorado.
Aprendemos mais e melhor se o fazemos num clima de confiança, de incentivo, de apoio, de autoconhecimento e se estabelecermos relações cordiais, de acolhimento para com os alunos, se nos mostrarmos pessoas abertas, afetivas, carinhosas, tolerantes e flexíveis, dentro de padrões e limites conhecidos.
Talvez o significado mais marcante de nosso trabalho é de maior alcance futuro seja simplesmente nosso modo de ser e agir enquanto equipe. Criar um ambiente onde o poder é compartilhado, onde os indivíduos são fortalecidos, onde os grupos são vistos como dignos de confiança e competentes para enfrentar os problemas - tudo isto é inaudito na vida comum.
A afetividade se manifesta no clima de acolhimento, de empatia, inclinação, desejo, gosto, paixão, de ternura, da compreensão para consigo mesmo, para com os outros e para com o objeto do conhecimento e dinamiza as interações, as trocas, a busca, os resultados.

Patricia Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário